quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Tronco de Natal


Ingredientes para a massa:
6 Ovos
150g de açúcar
150g de farinha
2 Colheres de sopa de leite
Fermento q.b.
Manteiga para untar q,b.
Açúcar para polvilhar q.b.

Ingredientes para o recheio:
Doce de ovos q.b. (usei o preparado de doce de ovos deluxe do Lidl)

Ingredientes para a cobertura:
200g de chocolate de culinário
2 Colheres de sopa de vaqueiro líquido
150ml de leite


1. Para preparar a massa, unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado.
2. Bata os ovos, com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Peneire a farinha com o fermento e envolva aos poucos no preparado anterior.
3. Deite o preparado no tabuleiro e leve a cozer a 190ºC, no forno pré-aquecido, durante cerca de 20 minutos. Retire depois de cozida e vire para um pano de cozinha polvilhado com açúcar.
4. Barre com o doce de ovos (previamente confeccionado conforme as indicações da embalagem) e enrole de seguida com a ajuda do pano. Apare as pontas da torta e barre-a com o restante doce de ovos.
5. Para a cobertura do tronco derreta o chocolate de culinário ligado ao vaqueiro, em banho-maria e em lume brando. Quando começar a ficar derretido vá juntando o leite até ficar bem cremoso.
6. Cubra o tronco com o chocolate e decore a gosto.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Recheio de Beringela com Batata Doce

Recuperando a receita da Beringela Recheada decidi fazer algo diferente, mantendo a mesma base mas inovando um pouco. Vamos a ver:

Ingredientes:
2 Beringelas pequenas
Soja texturizada q.b.
1 Cebola grande 
1 Tomate
1 Cenoura
1 Pimento pequeno
Azeite q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Água q.b.
Pão ralado q.b.
1 Batata doce
Salsa q.b.

1. Faça um refogado de cebola e azeite; quando loura, junte o tomate e deixe apurar. Adicione a cenoura aos pedaços, o pimento em tiras, a soja (previamente hidratada), sal, pimenta e um pouco de água.
2. Corte as beringelas no sentido longitudinal e tire-lhes o miolo, com a ajuda de uma colher. Regue-as com um pouco de limão para não oxidarem. Adicione o miolo da beringela ao preparado de soja e acrescente mais água.
3. Entretanto enquanto o preparado anterior vai a cozer, descasque a batata doce e corte às rodelas finas e depois em meias-luas. Leve-a a cozer em água fervente e sal
4. Quando o recheio da beringela estiver cozido e com um pouco de molho no fundo do tacho, guarneça as beringelas com ele pondo por cima um pouco de pão ralado.
5. Leve as beringelas ao forno, previamente aquecido a 220ºC, até ficarem tostadas.
6. Pique o resto da cebola e salsa e regue com azeite.
7. Está pronto a empratar: disponha o preparado da cebola e salsa por cima da batata doce cozida; coloque no prato meia beringela e um pouco do recheio a acompanhar.



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Marmelos assados com Canela

Convenhamos: é muito fácil gostar de marmelada, principalmente da caseira, tenha ela mais ou menos açúcar. Também é certo que uma vez por acaso comer um pouquinho não faz mal e deixa-nos a todos/as muito bem dispostos/as. Mas para quem é muito preocupado/a com o açúcar que come  seja qual for o motivo - uma alternativa bastante saudável e extremamente deliciosa são os marmelos assados com canela. E é tão fácil de confeccionar; para isso precisamos:

Ingredientes:
4 Marmelos (não muito maduras)
Canela em pó q.b.

1. Lave os marmelos e corte-os como desejar. 
2. Polvilhe-os com canela.
3. Leve ao forno, a 220º, por, mais ou menos, 20 minutos.



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Beringela Recheada


Mãe: Guidinha, tens aqui umas beringelas da minha horta óptimas para fazeres os teus petiscos!
Eu: Argg, não gosto nada de beringela, não sabe a nada.
Mãe: Plantei-as só para ti e agora não vais fazer uso delas?

(Mais tarde em conversa com a minha prima Fátima - que eu adoro!): Por que não experimentas fazê-las recheadas, no forno, e substituis a carne picada pela soja?

E assim aventurei-me a experimentar (juro que tentei ser o mais mente aberta possível) e não foi que gostei bastante? 

Ingredientes:
2 Beringelas
Soja texturizada q.b.
1 Cebola
1 Tomate
Azeite q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Água q.b.
Queijo ralado q.b.

1. Faça um refogado de cebola e azeite; quando loura, junte o tomate e deixe apurar. Adicione a soja (previamente hidratada), sal, pimenta e um pouco de água.
2.Corte as beringelas no sentido longitudinal e tire-lhes o miolo, com a ajuda de uma colher. Regue-as com um pouco de limão para não oxidarem.
3. Adicione o miolo da beringela ao preparado de soja, acrescente mais água e deixe cozer tudo muito bem até ficar com um pouco de molho no fundo do tacho.
4. Recheie as beringela e guarneça com queijo ralado.
5. Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, até o queijo derreter e ficar tostado.


Nota 1: A beringela oxida rapidamente; se não a usar de imediato regue-a, sempre, com limão.
Nota 2: Guarneci a beringela com o mínimo de queijo possível, para manter o prato saudável , mas ao mesmo tempo com bastante sabor. 
Nota 3: Foi um recheio bem simples, mas cada pessoa pode inovar e experimentar os mais diversos alimentos. Para a próxima hei-de juntar courgette ou cenoura, e ate mesmo ovo cozido picado. A criatividade não tem limites!


sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tarte de Noz

Ingredientes
Massa:
60g de vaqueiro
120g de açúcar
4 Ovos
250g de farinha com fermento

Recheio:
120g de açúcar
60g de vaqueiro
8 Colheres de sopa de leite
200g de miolo de noz
1 Colher (de sopa) de mel


1. Ligue o forno a 180ºC e unte uma tarteira.
2. Bata a manteiga com o açúcar, acrescente-lhes as gemas e a farinha. Bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior.
3. Deite o preparado na tarteira e leve ao forno quente cerca de 15 minutos.
4. Enquanto a massa coze, misture o açúcar e a manteiga, mexendo sempre (os dois ingredientes têm que se envolver bem). Acrescente a noz, envolva bem, e depois o o leite. Mexa mais um pouco e junte o mel. Estará pronto quando o preparado atingir o ponto de estrada e ficar bem douradinho.
5. Retire a massa do forno e espalhe o recheio sobre ela. Leve, novamente, ao forno, na resistência de cima, a máxima temperatura. Ela não ficará muito dourada, mas rapidamente poderá ficar seca e/ou queimar. Assim que tirar do forno estará pronta. 


quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Delícia de Caramelo

Ingredientes
14 Colheres de sopa de açúcar
4 Colheres de sopa de farinha maizena
1l de leite
5 Gemas
7 Claras
1 Lata de leite condensado
Caramelo líquido q.b.


1. Barre um recipiente refractário rectangular com o caramelo e reserve.
2. À parte, dissolva 7 colheres de açúcar e a maizena num pouco de leite e acrescente as gemas. Adicione o leite condensado e o restante leite e leve a lume médio, mexendo sempre com um batedor de varas, até ferver e ganhar consistência.
3. Retire do lume a mistura anterior e transfira para o recipiente barrado, anteriormente, com o caramelo. Deixe amornar.
4. Entretanto, bata as claras em castelo firme e adicione o restante açúcar. Do merengue feito, reserve um pouco para a decoração.
5. Coloque o restante merengue sobre o preparado de leite condensado e alise a superfície com a ajuda em uma espátula.
6. Das claras que reservou transfira-as para um saco de pasteleiro munido de boquilha frisada e decore a superfície do doce.
7. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante, cerca de, 10 minutos. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico para refrescar.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Salada Suíça

E porque nem só de pratos complicados e cheios de rocócós é feita a boa cozinha, e porque no Verão maior parte das vezes só apetece mesmo um prato fresco, leve e bastante prático, e porque nem sempre servem só de acompanhamento, trago-vos hoje uma salada, resultado de uma mistura de ingredientes que tinha no frigorífico e na dispensa, neste caso da minha irmã. Dei o nome de Salada de Suíça pois, pela falta de originalidade, estar a passar uma temporada por terras suíças.

Ingredientes
50 gr Massa fusilli
6 Folhas de Alface
5 Rodelas de Pepino
1 Ovo cozido
1 Fatia de Meloa

1. Coza a massa fusilli e o ovo em água fervente. Retire a massa, assim que estiver cozida, deixando estar o ovo mais cinco minutos.
2. Disponha a massa num prato de sopa, depois a alface cortada em pedaços, as rodelas do pepino em pedaços, o ovo às rodelas e a fatia da meloa em pedacinhos, também.
3. Deixe arrefecer e sirva ao natural, ou fresquinha.

Nota: Eu não temperei a minha salada, pois prefiro ao natural, mas é uma salada que casa muito bem com um tempero de azeite e alho, ou com sumo de limão, ou com molho de iogurte, ou apenas com salsa ou hortelã, tudo depende das vossas preferências.   


terça-feira, 28 de junho de 2016

Bolo Inglês de Ananás

Ingredientes
Ananás aos pedaços (do fresco ou de lata de conserva) q.b.
200g de farinha
150g de açúcar amarelo
50g de vaqueiro
3 Ovos
Calda de ananás q.b.
Fermento q.b.
Caramelo líquido q.b.


1. Ligue o forno a 180ºC e unta uma forma rectangular com caramelo líquido. Junte-lhe açúcar amarelo e disponha alguns pedacinhos de ananás. Volte a por, mais um pouco, de caramelo líquido.
2. Bata o açúcar com a manteiga juntando, depois, os ovos, um a um. Adicione a farinha e continue a bater.
3. Deite, na mistura anterior, uma colher de sopa de caramelo líquido e a calda de ananás necessária para ficar uma massa nem muito dura, nem muito líquida.
4. Adicione uma pitada de fermento e mais ananás aos pedaços.
5. Disponha a massa na forma e leve ao forno, cerca de 30 minutos ou até ficar cozida.

Sugestão: Para um sabor diferente, junte à massa uma xícara de coco ralado.
Se vir que o bolo ficou um pouco seco, quando o tirar do forno, e ao desenformar, pique-o com um garfo e deite, por cima, mais um pouco da calda do ananás de lata.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Delícias de mil-folhas de coco

Ingredientes
1 Placa de massa folhada rectangular                                                      
3dl de leite
100g de açúcar
30gr farinha maizena
30gr farinha trigo
4 Gemas
Côco ralado q.b.

Prepare o creme de pasteleiro:
1. Junte o açúcar às gemas, mexendo com uma vara de arames.
2. Acrescente as farinhas e junte o leite, previamente fervido, pouco a pouco e mexendo sempre.
3. Deite o preparado num tacho e leve a lume até engrossar ligeiramente, sempre sem parar de mexer.
4. Retire o creme do lume, deite num recipiente, cubra com película aderente e leve ao frigorífico.

Prepara a massa:
5. Unte, levemente, uma folha de papel vegetal com óleo e ponha num tabuleiro.
6. Coloque a massa por cima e pincele-a com um pouco de água.
7. Cubra a massa com outra folha de vegetal e coloque leguminosas por cima para fazer peso para a massa não ficar muito alta.
8. Leve-a ao forno a 220ºC por 15 minutos. Retire o tabuleiro e o papel, vire a massa e coloque, de novo, no forno mais 10 minutos.
9. Retire a massa do forno e corte-a ao meio. Depois um dos meios, corte em 4 partes mais ou menos iguais (ou no tamanho que desejar).

Montagem:
10. Retire o creme pasteleiro do frigorífico e mexa-o, com a vara de arames, para ficar solto.
11. Barre, os quatro bocados que estão cortados, com o creme pasteleiro e coloque-os em cima da outra metade da massa que ficou inteira (ao lado uns dos outros).
12. Faça o glacé e barre por cima.

O glacé:
4 Claras de ovo
150 gr de açúcar de pasteleiro
Côco ralado q.b.

13. Bata, com vara de arames, as claras com o açúcar, até ficar consistente.
14. Junte o coco ralado e mexa tudo muito bem.
15. Barra as delícias com o glacé.

No fim:
16. Corte pelos intervalos da massa folhada até chegar ao fundo, para cortar a massa folhada, de baixo, que ficou inteira.
17. Polvilhe as delícias com um pouco de coco ralado e deixe-as secar ar ar livre ou no frigorífico, meia hora, para secar mais depressa. 

Pêras Assadas Com Canela

A quem nunca apeteceu algo doce, ao meio do dia, mas mantendo sempre a preocupação de uma dieta equilibrada e saudável? Surge assim um óptimo substituto do açúcar: a canela. 
A canela  é tida como um termogénico natural, isto é, faz aumentar a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo, permitindo um aumento do gasto calórico do organismo. Contrariamente ao açúcar, que faz desacelerar o metabolismo, é mau para os diabetes, não nos deixa saciados e por isso, engorda e não é saudável, a canela traz muitos mais benefícios, mantendo a comida com um sabor óptimo e diferente, saciando-nos a vontade de comer algo doce e pouco saudável.
Pois então, é por isso que decidi fazer, hoje, pêras assadas com canela. 

Ingredientes:
4 Pêras (não muito maduras)
Canela em pó q.b.

1. Lave a pêra e corte-as como desejar. 
2. Polvilhe-as com canela.
3. Leve ao forno, a 220º, por, mais ou menos, 20 minutos.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Biscoitos de Iogurte de Côco

Ingredientes 
250g de farinha de trigo
200g de açúcar
1 Colher de sobremesa de fermento
1 Ovo
50g de Côco Ralado
20g de amêndoa laminada
Leite q.b.
1 Iogurte de Côco 
1. Num recipiente, misture a farinha, com o fermento, o açúcar e o ovo. Envolva tudo muito bem.
2. Adicione o côco, a amêndoa e bata com força, incorpore tudo muito bem. Junte o iogurte e o leite, de modo a ficar a massa muito bem ligada, nem muito rijo, nem muito mole.
3. Cubra com um pano e deixe levedar, pelo menos, quinze minutos.
4. Entretanto ligue o forno a 220ºC. Unte um tabuleiro com vaqueiro e polvilhe-o com farinha.
5. Coloque farinha na banca da cozinha e tenda a massa, com o rolo da cozinha, para ficar toda da mesma altura. Faça os biscoitos na forma que desejar e disponha-os no tabuleiro. Leve-os ao forno até obterem uma cor tostada, mais ou menos, 8-10 minutos. 

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Soja Com Puré de Maçã

Arroz, batatas, massa… mas será que só existem estes acompanhamentos para a minha soja? Não sei quem já anda mais farta deles, eu ou a própria da soja… Hoje decidi inovar e fazer: puré de maçã! Ficou uma delícia e até é mais saciante que os outros acompanhamentos!

Ingredientes (3 pessoas)
Soja granulada q.b.
Azeite q.b.
1 Cebola pequena
1 Dente de Alho
1 Tomate médio
Pitada de colorau
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Água q.b.
4 Maçãs Reineta
1 Colher de sopa de manteiga
5 Colheres de sopa de água
Pimenta Moída q.b.
Canela q.b.
1. Comece por hidratar a soja em água bem quente por, cerca de, 20-30 minutos.
2. Descasque e corte a maçã em pedaços.
3. Leve ao lume a manteiga e salteie, nela, a maçã. Junte a água e deixe cozer, em lume brando.
4. Se ficar muito seco durante a cozedura junte umas colherzinhas de água.
5. Entretanto, faça um refogado de azeite, cebola e alho. Junte o tomate bem picado. Deixe apurar.
6. Adicione a soja, previamente bem escorrida, e envolva. 
7. Adicione um pouco de água e tempere com sal, pimenta e uma pitada de colorau. Deixe cozinhar, cerca de 15 a 20 minutos.
8. Assim que a maçã estiver cozida, passe-a com a varinha mágica.
9. Tempere com pimenta e mexa bem. Passe-a para um outro recipiente e guarneça com um pouco de canela. Está pronto a servir!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Bolo de Aniversário de Amêndoa e Doce de ovos

No Sábado fiz, pela primeira vez, um bolo de aniversário. Não ficou perfeito, mas ficou muito bem conseguido para primeira vez. Para a próxima tenho que conseguir acabamentos mais profissionais. A maior dificuldade/desafio: o doce de ovos. Para o topo de bolo usei de compra (Pingo Doce, um pote de 125g 1,99€ - na altura do Natal comprei um pacote em pó no Lidl e foi só fazer em casa, era muito bom, mas acho que é uma edição limitada da Deluxe, para o Natal. Os que se vendem, tanto no Pingo Doce como no Continente, são muito pequenos só dá  mesmo para barrar por cima e dos lados, e mal chega); para o recheio fi-lo eu, mas gastam-se alguns ovos e não rende assim tanto! Vamos lá então à receita:


Ingredientes:
200g de açúcar
100g de manteiga amolecida
5 Ovos
150g de farinha com fermento
50g de amêndoa triturada
1 Colher (de chá) de raspa de limão
Creme de Ovos q.b.
75g de amêndoa laminada
50g de chocolate em tablete
Raspas de chocolate q.b.

Para o doce de ovos:
8 gemas
200g de açúcar
2dl de água

1. Ligue o forno a 170ºC. Unte uma forma (sem chaminé) com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Junte as gemas e bata bem antes de envolver a farinha misturada com a amêndoa triturada e a raspa de limão.
3. Envolva as claras, previamente, batidas em castelo.
4. Leve ao forno a cozer, cerca de 30 minutos.
5. Prepare o doce de ovos: Coloque o açúcar e a água num tacho e leve ao lume. Quando começar a ferver, junte as gemas e, sem parar de mexer, cozinhe até obter um creme de consistência ligeira. Retire do lume e deixe arrefecer.

Nota: Caso o bolo cresça bastante, apare os lados do bolo, para que fique o mais direito possível. Em seguida, corte-o ao meio, na horizontal, de modo a obter duas bases. Coloque um pouco de doce de ovos numa das bases, espalhe com uma espátula e sobreponha a outra. No meu caso, o bolo não cresceu muito, ficando fino, por isso tive de bater outra massa de modo a ficar com dois bolos. Aparei os bolos para ficarem com bases direitas e recheei um deles, colocando o outro por cima.

6. Barre toda a superfície do bolo, com o resto do doce de ovos, em cima e dos lados, com a ajuda da espátula
7. Espalhe a amêndoa laminada dos lados e, em cima. Coloque as raspas de chocolate, à volta do topo do bolo. Decore com chocolate, previamente, derretido em banho-maria, à sua maneira.
8. Leve ao frigorífico e sirva fresco.


sexta-feira, 6 de maio de 2016

Salada de Soja com Uvas

Ingredientes
Soja granulada
1//2 Cebola
100g Cgumelos laminados
100g Feijão-frade cozido
100g Rúcula
10 Bagos de Uvas sem grainhas´
1 Tomate 
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta branca q.b.


1. Comece por hidratar a soja em água bem quente.
2. Entretanto, faça um refogado com a cebola e azeite. Quando estiver louro, junte o tomate. Deixe refogar. Junte os cogumelos.
3. Quando apurado, junte a soja. Deixe cozinhar e vá juntando água, se necessário. Tempere com sal e pimenta.
4. Quando a soja estiver cozinhada passe-a para uma saladeira e junte, cuidadosamente com o garfo, o feijão bem escorrido, e a rúcula.
5.  Regue com azeite. Junte os bagos de uvas e misture, cuidadosamente. 

domingo, 10 de abril de 2016

Migas de Feijão

Ingredientes
1 Frasco de Feijão-frade (cozido)
150g de couve (cortadas para caldo verde)
150g de miolo de pão ou broa de milho
Azeite q.b.
3 Dentes de Alho
Sal q.b.
Pimenta branca q.b.


1. Comece por cozer as couves já cortadas em tiras finas em água a ferver, temperada com sal, durante 15 a 20 minutos. Escorra-as e passe-as por água fria, escorrendo-as novamente.
2. Esfarele a broa ou o pão, com ou sem côdea e reserve.
3. Pique os dentes de alho bem moídos e leve a aquecer juntamente com o azeite, numa frigideira, até ficarem douradinhos, mas sem fritarem.
4. Assim que as couves estiverem cozidas junte-as, cuidadosamente com o garfo, ao feijão, e ainda, o pão esfarelado, temperando com pimenta. Junte o azeite e os alhos.
5. Adicione um pouco da água de cozedura das couves, de modo a que s migas fiquem ligadas, e mais ou menos secos, conforme o gosto. Regue com azeite.