quinta-feira, 17 de março de 2016

Bacalhau À Isabel

Esta receita foi dada por uma prima minha, Isabel. Irá fazer, sempre, lembrar os almoços ou os jantares da altura das férias do Carnaval, em Casal de Cambra. Já tenho a receita há muito tempo, mas só mais ou menos, há 2, 3 anos é que a tenho posto em prática. Bacalhau à Isabel, para sempre assim conhecido, é uma espécie de bacalhau à brás, mas também podia ser bacalhau desfiado ou bacalhau à Isabel brás. E se hoje ou amanhã me perguntarem que bacalhau é, para sempre responderei: É BACALHAU À ISABEL!

Ingredientes:
800g de bacalhau demolhado
200g de camarão
Batatas ou batatas palha q.b.
2 Cebolas médias 
2 Dentes de alho
Louro
Azeite q.b.
1 Pacote de natas de Culinária
6 Barras de delícias do mar
Leite q.b.
Malagueta q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Salsa ou coentros q.b.
Pão ralado q.b.

1. Comece por cozer o camarão em água com bastante sal, cascas de cebola e malagueta Deixe ferver e cozer o camarão por 5 minutos. Retire-o da água, descasque-o e corte-o em pedaços.
2. Escalde o bacalhau em água a ferver, durante 4 minutos. Limpe-o de peles e espinhas e desfaça-os em lascas.
3. No azeite, refogue as cebolas bem picadas, a folha de louro e os dentes de alho. Junte o bacalhau e deixe-o tomar de gosto.
4. Entretanto, frite as batatas, cortadas em palitos ou use as que já vêm fritas em pacotes. Junte-as ao bacalhau refogado e continue a deixar tomar de gosto, cerca de 8 minutos.
5. Junte as natas e mexa muito bem. Acrescente, aos poucos, o leite até ganhar a consistência desejada e mexa, sempre, em lume brando.
6. Tempere com sal, se necessário, e pimenta. Quando estiver fofinho, junte o camarão, as delícias do mar, finamente, picadas e os coentros picados. Mexa e apague o lume.
7. Deite num pírex, polvilhe com pão ralado e leve ao forno a alourar (tenha cuidado para não deixar secar!)



Sem comentários:

Enviar um comentário